Coordenador : India Mara Martins
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399334.2206.66325.17102023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Número de sessões e expectativa de público: Serão realizadas 03 sessões de filmes selecionados pela curadoria, 02 sessões da Mostrinha e 01 sessão dos filmes realizados pelas Oficinas de Formação em cada uma das 27 unidades da federação, totalizando 162 sessões. Estas incluem as sessões realizadas de forma presencial, com audiodescrição e libras a depender da realidade de cada capital. A princípio, estima-se o público de 10 mil pessoas, considerando os acessos à plataforma de streaming. Este número pode ser bastante ampliado com a disponibilização dos filmes da Mostra e dos filmes resultantes das Oficinas de Formação para escolas e Universidades, inclusive para os seus campus avançados. O público estimado se baseia nos números apresentados no relatório final da 12a Mostra de Cinema e Direitos Humanos, que durou 2 meses, teve cerca de 869 sessões e um público médio de 53 pessoas por sessão.
Local de atuação: O Lançamento do evento será em Niterói-RJ, mas a Mostra acontece nas 26 capitais e Distrito Federal.
Objetivo
Objetivo Geral: Realização da 13a. Mostra Cinema e Direitos Humanos nas 26 capitais e Distrito Federal. Objetivos específicos: 1. Promover os Direitos Humanos a partir da produção audiovisual contemporânea brasileira 2. Democratizar o acesso à cultura, a partir da exibição de filmes presencial e remota nas Capitais e nos pontos de exibição, via plataforma de streaming, com acessibilidade 3. 3. Realização das Oficinas de Cinema-Educação nas 26 capitais e Distrito Federal para professores do ensino fundamental estabelecendo diálogo com os filmes da Mostra.
Resumo
Realização da 13a. Mostra Cinema e Direitos Humanos nas 26 capitais e Distrito Federal. O evento inclui a Mostra de Cinema com filmes que tratam de temas do campo de Direitos Humanos, tais como prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia e enfrentamento ao discurso de ódio e extremismo, direito à participação política, direitos humanos e segurança pública, diversidade religiosa, memória e verdade, promoção e defesa dos direitos de mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas, população LGBTQIA+ e crianças e jovens, combate à homofobia, ao racismo e outras formas de discurso de ódio, proteção aos defensores de Direitos Humanos, saúde mental, cultura e educação em Direitos Humanos. Também faz parte do evento a Oficina de Cinema-Educação, que será realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal dialogando com os filmes selecionados para a Mostra. Além das capitais, os filmes devem ser exibidos na região metropolitana e cidades próximas, através da plataforma de streming, aumentando a capilarização do evento.